9 Livros que influenciaram culturas ao redor do mundo

A arte é capaz de transformar uma cultura e, consequentemente, uma sociedade. Ela é fundamental para entender os aspectos e as particularidades de cada lugar. Cada país tem a sua identidade, refletida através da cultura e produção artística. E os livros, influenciaram diretamente tudo isso.

Escrita, literatura, música e pintura sempre estiveram presentes nas sociedades como formas artísticas de expressão. Forma pela qual os seres humanos demonstram seus sentimentos, emoções, desejos e virtudes.

A literatura é um agente transformador e já influenciou revoluções, mudanças culturais e avanços sociais. Uma história bem contada reflete em diferentes línguas e culturas. Ela tem o poder de transformar vidas, sociedades ou o mundo.

Vamos conhecer alguns livros que influenciaram e ajudaram a moldar sua sociedade, impactando milhões de pessoas e provocando movimentos culturais, científicos, artísticos pelo mundo todo.

Veja também:

Livros que influenciaram culturas ao redor do mundo

O mundo se despedaça – Chinua Achebe

Things Fall Apart, traduzido para o português como “O mundo se despedaça” é um clássico do autor nigeriano Chinua Achebe que narra a história pré-colonial na Nigéria do Século XIX.

É o primeiro livro da African Trilogy. Uma trilogia que narra diferentes períodos da história da Nigéria sob a perspectiva do protagonista Obi Okonkwo.

O primeiro livro da série, Thing All Part, narra a vida pré-colonial na Nigéria. O segundo, Arrow of God, nos mostra a chegada do colonialismo inglês e seus impactos na sociedade nigeriana. No terceiro, No Longer at Ease, Achebe conclui com maestria a sua trilogia e escreve sobre uma Nigéria modificada em seus costumes e essência por influência europeia.

O impacto cultural na Nigéria e na África foi tão grande que até hoje a obra é leitura básica em escolas do continente e em países de língua inglesa pelo mundo todo.

Encontre O mundo se despedaça, de Chinua Achebe para comprar clicando aqui.

O Livro do Caminho e da Virtude – Lao Tse

Escrito entre os Séculos V e VI, a obra monumental chinesa, considerada a principal obra de Laozi (Lao Tse – escritor e filósofo chines) é um clássico da sabedoria chinesa antiga. É a estrutura central do Taoismo, religião chinesa que prega a harmonia entre o ser humano e a natureza.

Com 81 capítulos breves, o livro é tão abrangente que é possível retirar diversas interpretações dele – políticas, filosóficas, místicas, práticas. É uma jornada no autoconhecimento do indivíduo perante o macrocosmo.

É um texto clássico que possui abordagens contemporâneas, tornando-se uma obra atemporal. Pode ser que nem sempre seja de fácil compreensão, porém, com a leitura sem pressa da obra é possível perceber diversos conhecimentos chineses antigos.

Encontre O livro do Tao e da Virtude, de Lao Tse para comprar clicando aqui.

O Segundo Sexo – Simone de Beauvoir

O livro da autora e filósofa Simone de Beauvoir se tornou uma das obras mais influentes do Século XX. É um marco no feminismo que traz uma profunda análise sobre a condição das mulheres na sociedade.

Temas como construção social de gênero, opressão e desigualdade são temas recorrentes na obra, dividida em dois volumes: No primeiro, Fatos e Mitos, faz uma profunda reflexão sobre a mulher na sociedade. No segundo, A Experiência Vivida, relata em diferentes campos – psicológico, sexual, política e social, as condições das mulheres no mundo.

Os livros influenciaram diversos movimentos mundo afora e escancarando a opressão sistemática sofridas pelas mulheres. O Segundo Sexo foi publicado em 1949 e ganhou força nas décadas de 1960 e 1970.

É uma obra atemporal, necessária e definitiva. Consagrou Simone de Beauvoir como uma das grandes filósofas da sua época.

Encontre O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir para comprar clicando aqui.

Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez

Publicado em 1967, o romance narra a história da família Buendía ao longo de várias gerações e tem como pano de fundo as contradições, desigualdades, sofrimento e solidão da América Latina.

É um clássico da literatura mundial e uma das principais obras do Realismo Mágico. Corrente artística da qual o livro ajudou a construir.

Repleto de fantasias e elementos mágicos, os Buendía representam diversas famílias ao redor do mundo, onde não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra”.

É impossível falar de literatura na América Latina e não mencionar Cem Anos de Solidão. Um livro marcante, atemporal e altamente recomendado. Gabo diz ser essa a sua obra-prima. E Claro, nós concordamos com ele.

Encontre Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez para comprar clicando aqui.

A Cabana do Pai Tomás – Harriet Beecher Stowe

Um dos romances norte-americanos mais influentes do Século XIX. Foi escrito em 1852, por Harriet Beecher Stowe.

A obra teve um impacto profundo no debate sobre a abolição da escravidão nos Estados Unidos. Em apenas dez anos, vendeu mais de 4 milhões de exemplares. Influenciando não só o seu país, mas também a Europa e América do Sul.

Mesmo após cem anos do seu lançamento, o livro ainda sofre críticas devido às concepções cristãs da autora. Porém, esse é um fator limitante comparado com a riqueza da obra. É um relato triste, verdadeiro e emocionante das condições de vida dos escravos do Sul dos Estados Unidos.

Encontre A Cabana do Pai Tomás, de Harriet Beecher Stowe para comprar clicando aqui.

As mil e uma noites – Vários Autores

A coletânea de Contos As Mil e uma noites reúne contos celebres do Oriente Médio. É um dos livros mais conhecido da literatura mundial e representa a rica mistura de mitologia, moralidade e cultura do Oriente Médio. A primeira menção à obra ocorre ainda no Século IX, porém, seu manuscrito principal data da segunda metade do Século XIII.

A obra é dividida em cinco volumes:

  • Volume 1 – Ramo Sírio
  • Volume 2 – Ramo Sírio
  • Volume 3 – Ramo Egípcio
  • Volume 4 – Ramo Egípcio + Aladim & Ali babá
  • Volume 5 – A Saga de Umar Annuman + Fábulas de Sherazade

Influenciou diretamente a cultura árabe, tanto com histórias desconhecidas do público, como também os clássicos e famosos Fábulas de Sherazade e Aladim & Ali Babá.

Desde o Século XIII, quando ganhou sua primeira tradução para o francês, As Mil e uma Noites tornou-se um clássico indispensável e uma obra de conhecimento mundial, marcada na história da literatura.

Encontre As Mil e uma Noites para comprar clicando aqui.

Guerra e Paz – Liev Tolstói

Obra monumental de Tolstói, lançada em 1869, Guerra e Paz narra a história de cinco famílias aristocráticas russas durante os anos de 1805 a 1820 durante o avanço das tropas napoleônica e como isso impactou a vida deles.

Tolstói narra com maestria uma Rússia imponente e profundamente humana. A busca espiritual de Pierre Bezúkhov, filho ilegítimo de um conde, funciona como fio condutor da obra e a torna uma das mais complexas da história da humanidade.

Guerra e Paz nos traz intrigas veladas, cenas de batalhas e a busca pela essência humana. É um retrato de uma sociedade em meio a acontecimentos épicos e suas consequências. Uma obra essencial da Literatura Russa e Mundial. Está entre os livros que mais Influenciaram pessoas do mundo todo, por conta da sua visão atemporal sobre a condição humana, as guerras e a sociedade.

Encontre Guerra e Paz para comprar clicando aqui.

Mahabharata – Veda Vyasa

Uma epopeia clássica e livro sagrado indiano. A maior da história da humanidade. Quatro vezes maior que a Bíblia e sete vezes maior que a Ilíada e Odisseia. Foi escrito em sânscrito por volta de 2.500 anos atrás e narra a luta pelo poder entre dois grupos: os Pandava e os Kaurava. A sucessão de acontecimentos culmina em uma batalha apocalíptica.

Uma passagem famosa da é Bhagavad Gita, lida como uma obra religiosa à parte, mas fundamental para o entendimento geral da obra.

É um dos livros que influenciaram várias pessoas ao redor do mundo e, aqui no Brasil, a famosa música Gita, de Raul Seixas, que trouxe o conhecimento dessa magnífica obra da literatura para o nosso país.

Encontre Mahabharata, Veda Vyasa para comprar clicando aqui.

Dom Casmurro – Machado de Assis

Machado de Assis, imortal e fundador da Academia Brasileira de Letras, narra a história de Bento Santiago, o Bentinho e traz um estudo brilhante sobre memória, ciúmes e a natureza humana.

O livro foi lançado em 1889 e até hoje é um dos maiores de todos os tempos. Isso por ser um estudo atemporal do ser humano, influenciando milhares de brasileiros a refletirem sobre a loucura do personagem em sentir-se traído ou não. Além da representação com ironia e humor da alta sociedade brasileira da época, suas contradições, medos e desejos.

Uma obra fundamental da literatura brasileira que não poderia ficar de fora. Essencial para a nossa cultura e sociedade.

Encontre Dom Casmurro, de Machado de Assis para comprar clicando aqui.

Essa é a nossa lista de livros que influenciaram culturas ao redor do mundo! Você gostou? Achou que ficou faltando algum livro? Deixa aqui para gente nos comentários.

*Nota de transparência

Este artigo contém links de afiliados. Ao comprar um livro por esses links, você apoia nosso trabalho sem pagar nada a mais por isso. Obrigado por ajudar a manter nosso site ativo!

Eduardo Chinellato

Professor e escritor

3 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Contato

Copyright © Verbo Cultural. Todos os Direitos Reservados.
Rolar para cima