Você sabia que J.R.R. Tolkien inspirou uma das maiores bandas de todos os tempos, o Led Zeppelin? Sua obra O Senhor dos Anéis encanta gerações e, Robert Plant, vocalista da banda, bebeu da sua fonte de magia.
O Senhor dos Anéis foi lançado em duas edições,1954 e 1955. A princípio, o sucesso foi modesto, nada comparado ao fenômeno que é hoje, principalmente depois dos filmes. Já os ingleses do Led Zeppelin, lançaram seu primeiro disco em 1969, auge do movimento hippie nos Estados Unidos, que ecoava no mundo todo.
Neste artigo, vamos explorar o universo de O Senhor dos Anéis e entender como J.R.R. Tolkien influenciou Robert Plant, que compôs músicas memoráveis para o Led Zeppelin.
Veja também: Livros de romance que até quem não gosta de ler vai amar
Led Zeppelin e Senhor dos Anéis: A influência de Tolkien nas canções de Robert Plant

O universo do Senhor dos Anéis é composto por diferentes reinos que lutam por um anel mágico. A jornada de Frodo, as mensagens presentes na obra, se encaixaram perfeitamente no movimento da contracultura, que acontecia na década de 1960.
Devido à narrativa pacifista e ambientalista de Tolkien, vários jovens integrantes do movimento hippie se identificaram com a obra. Neste contexto, entram os Led Zeppelin.
Antes mesmo de se tornarem estrelas do rock, os integrantes da banda foram influenciados pela obra. O próprio Robert Plant já declarou publicamente ser um grande leitor de O Senhor dos Anéis e fã de Tolkien.
Além disso, um debate que ocorre é sobre a “Pipeweed” (erva de cachimbo), citada algumas vezes na história, que alguns dizem ser uma analogia à maconha, porém, em entrevistas, o autor sempre disse ser uma variedade de tabaco – Aham, conta outra, Tolkien, rs.
No início, a banda criava músicas com temas mitológicos influenciados por Tolkien e outros autores da contracultura. Com o tempo, passaram a escrever mais sobre protestos políticos, experiencias pessoais, e reflexões sobre a vida.
Mesmo assim, essa ligação com Tolkien é um marco na história da banda, nos mostrando que a literatura e a música estão totalmente interligadas, onde uma arte é capaz de influenciar a outra.
Músicas do Led Zeppelin inspiradas em O Senhor dos Anéis
Ramble On (Led Zeppelin II) – 1969
Na música Ramble On, Plant mistura elementos do livro, com a sua própria experiência. Onde Gollum e Sauron, escondidos em Mordor, roubam a “garota” de Robert Plant.
A música, no geral, trata de um homem que viaja o mundo para encontrar a garota perfeita. Alguns fãs teorizam que, na verdade, o homem é Aragorn, tendo a difícil escolha entre ficar com Arwen ou ir atrás de Gollum. Outros, acreditam que a obra está relacionado à estadia de Frodo em Vanfenda. Veja abaixo:
T’was in the darkest depths of Mordor
(Foi nas profundezas mais obscuras de Mordor)
I met a girl so fair
(Eu conheci uma garota tão atraente)
But Gollum, and the evil one crept up and slipped away with her, her, her, yeah
(Mas Gollum, o maligno se aproximou sorrateiramente e fugiu com ela, ela, ela, yeah)
Ramble On não é apenas uma música, e sim uma obra de arte atemporal. A letra de Robert Plant com a linha de baixo incrível, de John Paul Jones, consolidam a mistura entre Led Zeppelin e Senhor dos Anéis como uma das melhores de todos os tempos.
Battle of Evermore(Led Zeppelin IV – 1971)
Battle of Evermore faz parte do antológico álbum Led Zeppelin IV, de 1971. Robert Plant compôs o trecho abaixo com referência à Batalha de Pellenor, narrada na terceira parte do livro O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Na música, ele cita A Rainha da Luz Éowyn, O Rei Bruxo, servo de Sauron e o Principe da Paz Aragorn.
Queen of Light took her bow
(A Rainha da Luz pegou seu arco)
And then she turned to go
(E se virou para partir)
The Prince of Peace embraced the gloom
(O Príncipe da Paz abraçou a tristeza)
And walked the night alone
(e caminhou sozinho pela noite)
Misty Mountain Hop (Led Zeppelin IV – 1971 )
A Montanha Enevoada fica na Terra Média e separa o Leste do Oeste. Os personagens percorrem distancias colossais para chegar de um lugar a outro. Na letra da música, Plant descreve a viagem e a partida para as montanhas enevoadas. Essa é uma das citações mais famosas da banda à saga Senhor dos Anéis.
So I’m packing my bags for the Misty Mountains
(Então, eu estou arrumando minhas malas para a Montanha Enevoada)
Where the spirits go now
(Aonde os espíritos vão neste momento)
Over the hills Where the spirits fly
(Sobre as colinas onde os espíritos voam)
Outras bandas influenciadas por O Senhor dos Anéis
A marcante obra de Tolkien não influenciou apenas o Led Zeppelin, mas também outras bandas e artistas, veja alguma delas:
The Wizard, Black Sabbath – onde traz referências do mago Gandalf
Stagnation, Genesis – canção inspirada em Gollum.
Rivendell, Rush – Terra que abriga o Reino Elfo, em português, a tradução ficou Valfenda.
The Shire, Rick Wakeman – referência ao nome da terra habitada pelos Hobbits.
A fantástica ligação entre Led Zeppelin, uma das maiores bandas de todos os tempos, com O Senhor dos Anéis, uma das melhores obras literárias de todos os tempos, conecta e inspira gerações de fãs pelo mundo todo. Uma mistura perfeita, onde dois clássicos se unem e geram obras magníficas.
O livro Led Zeppelin: A biografia é uma ótima recomendação para quem deseja conhecer mais sobre a história da banda. E claro, a Trilogia O Senhor dos Anéis para apreciar essa lendária obra literária.
3 Comentários
[…] Qual é a conexão entre Led Zeppelin e O Senhor dos Anéis? […]
[…] Qual é a conexão entre Led Zeppelin e Senhor dos Anéis? […]
[…] Qual é a conexão entre Led Zeppelin e Senhor dos Anéis? […]